sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

O Tormento das Criaturas e a Alegria do Espírito


"Entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai que vê no segredo!" (Mateus 6,6)

Tenho percebido que a Vida Espiritual é cheia de contrastes, repleta de mistérios e ao mesmo tempo extremamente simples!

Diziam os místicos da Igreja que quando a alma está enamorada de Deus, para que ela o encontre, convém, pois, que esqueça todas as coisas, se desligue de todas as criaturas e se esconda no aposento interior de seu espírito.

E fechar a porta, quer dizer fechar a vontade a todas as coisas para falar com o Pai em segredo!

É realmente um contraste... Entrar no aposento interior requer antes de mais nada, sair de si mesmo, do próprio egoísmo, para encontrar-se com aquele que tudo sabe a nosso respeito. E Fechar a Porta ao tormento das criaturas é abrí-la para ir ao encontro pessoal com o Criador.

São João da Cruz expressava o caráter esponsal da alma dizendo: “Teu Amado é o tesouro escondido no campo de tua alma, pelo qual o sábio comerciante deu todas as suas riquezas”.Isso quer dizer que buscar a Deus, requer-se um coração despojado e forte, livre de tudo o que não é puramente Deus.

Santa Teresa D’Ávila entendeu bem isso quando perguntou a Jesus o que ela deveria fazer para agradá-lo... Repleto de um amor que segundo São Tiago vai até o ciúme, Jesus respondeu-lhe: “Farei que não converses com homens, mas com Anjos...”

A oração precisa ser um encontro de intimidade com Deus! E intimidade evoca um recinto fechado, significando um silenciamento de tudo... Encontro singular de duas pessoas singulares que se fazem presentes em um aposento singular.

Por isso é preciso purificar a todo instante a nossa sala de visitas, livrar-se dos apegos, das sujeiras, dos arames farpados que nos rodeiam. Quanto mais silenciarem as criaturas e as imagens, quanto mais despojada estiver a alma, tanto mais puro e profundo será o seu encontro com o Amado! O próprio Jesus disse a São João da Cruz: “Aprendei a estar vazio de todas as coisas, tanto interiores como exteriores, e vereis como eu sou Deus”.

Nesse encontro profundo com o Eterno, não existe movimento. Existe sim a quietude, a Eternidade... O Senhor é quieto, é Eterno!

Dizia São João da Cruz: “Que mais queres ó alma? O que mais buscas fora de ti, se em teu próprio ser encontra-se a riqueza, a satisfação, a fartura? Em teu recolhimento interior, regozija-te com Ele, pois Ele está muito perto de ti.”

Pense Nisso!

Fique com Jesus e com Maria

Seu irmão

Bruno Bressani

0 Comentários! Falta você... É só clicar aqui!:

Postar um comentário

Querido visitante,
Seja bem vindo em nosso espaço.
Deixe seu pedido de oração ou sua partilha e rezaremos por você!
Grupo de Oração Luz e Vida