segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Sofrimento e Purificação - Caminho de Fé e Reencontro

Queridos amados e amadas do Senhor, muitas vezes passamos por situações, as quais não entendemos por que estão acontecendo.Tanto tumulto, tanto vazio, incompreensões...

Quanto mais temos boas intenções, mais nos vemos envolvidos em dificuldades. Mas o Senhor em Sua infinita Sabedoria vem dar-nos alento : "Que mérito teria alguém se suportasse pacientemente os açoites por ter praticado o mal ? Ao contrário, se é por ter feito o bem que sois maltratados, e se o suportardes pacientemente, isto é coisa agradável aos olhos de Deus"

(I Pedro 2,2).

O Senhor é um Pai zeloso e quando percebe que estamos precisando nos aproximar mais de Sua misericórdia, permite que percamos nossos apoios terrestres e fiquemos com a atenção TODA voltada para SUA presença. Quando conseguimos passar por isto nossa alma torna-se mais unida a SEU DIVINO ESPOSO (o próprio Jesus). E quando a alma percebe-se longe de seu amado geme de dor: "Conjuro-vos filhas de Jerusalém , se encontrardes o meu amigo, que lhe haveis de dizer? Dizei-lhe que estou enferma de amor." (Cântico dos cânticos 5,8).

Paulo também passou por duras provações e não perdeu a fé. "Eis por que sinto alegria nas fraquezas , nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte." (II Coríntios 12,2).

Já falava Santa Teresa D'Ávila sobre a fé: "A nossa fé é tão morta que desejamos aquilo que vemos mais do que aquilo sobre o que a fé nos fala. E, na verdade,só vemos infortúnio sobrevindo àquelas pessoas que perseguem esses desatinos visíveis."

São Paulo nos alertava para isso : "Tenho para mim que os sofrimentos da presente vida não tem proporção alguma com a glória futura que nos deve manifestar ."

(Romanos 8,8).

Assim percebemos que a dor nos purifica.

Para muitos tudo isto pode parecer devaneios, loucura...Sobre isto o Apóstolo nos dizia : "A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que foram salvos, para nós , é uma força divina." (I Coríntios 1,18)

O próprio Jesus já nos ensinava a maneira certa de o seguir : "Quem não tomar a sua cruz e não me segue, não é digno de mim." (Mateus 10,38)

São Paulo cheio da Sabedoria que vem do alto nos consola: "É este motivo por que estou sofrendo assim. Mas não me queixo, não.Sei em quem pus minha confiança, e estou certo de que é assaz poderoso para guardar meu depósito até aquele dia." (II Timóteo 1,12)

Como podemos ver amados e amadas temos o respaldo de Santos e do próprio Jesus que o sofrimento nos fortalece e nos torna mais sensíveis aos ensinamentos do MESTRE que a todo momento, nos toma pela mão..


Paz e Bem!


Por: Elisangela M.Damasio

2 comentários:

  1. Todo sofrimento humano unido ao de Jesus, não é um sofrimento vão. Pelo contrário. Quando unimos o nosso sofrimento ao sofrimento do Senhor, ele se torna um sofrimento redentor. Como dizia nosso querido sacerdote Padre Aparecido: O Senhor ama encher o Seu cálice com o sangue dos mártires.´Sofrimento é martírio, e o sangue dos mártires é o Sangue do próprio Senhor. Por isso Senhor, perto de ti tudo é bom! Nathan álan Viana Casarino.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo de mensagem Tia LiLi...
    Èh interessante td q disse, alias td q tirou da Biblia e descreveu. È verdade q´só existe um Senhor para aliviar nossos sofrimentos.

    ResponderExcluir

Querido visitante,
Seja bem vindo em nosso espaço.
Deixe seu pedido de oração ou sua partilha e rezaremos por você!
Grupo de Oração Luz e Vida