quarta-feira, 13 de maio de 2009

O poder da amizade

“Dá-te bem com muitos, mas escolhe para conselheiro um entre mil”

( Eclo 6,6)

O amigo nos tira da solidão. Você já deve ter experimentado essa afirmação. Não é verdade que quando estamos passando por um momento de crise na vida, escutar um “Eu estou aqui” transforma toda a situação?

O ser humano não nasceu pra ser sozinho na vida, e nem consegue sobreviver só.

Mas é bem claro que a amizade que tem poder é aquela que nasce do primeiro amigo, Jesus. Ele nos diz isso no seu Evangelho: “Já não vos chamo servos. Mas chamei-vos amigos.”( Jo 15,15). Isso nos leva a crer que toda amizade nasce do coração de Jesus.

Por isso a Palavra de Deus é bem cautelosa. Um entre mil. Talvez você possa se considerar uma pessoa de muitos amigos. Será mesmo?

Vai aqui um segredo: Você só vai reconhecer seus verdadeiros amigos quando começar a enxergar antes da pessoa, o Senhor Jesus nela. A voz do bom amigo é a voz de Jesus. É a voz que te leva a misericórdia e não a condenação. Claro, isso não impede de se dar bem com muitos, mas escolha um entre mil.

Martim Buber, grande nome da filosofia personalista, diz que no encontro entre um eu e um tu, uma terceira pessoa de existência própria se estabelece. E é verdade. A amizade é uma terceira pessoa que nasce da união de duas.. Arrisco em dizer que essa teoria de Martim faz diretamente apologia a Santíssima Trindade.

Seguir Jesus ao lado de um amigo é mais fácil. Gosto sempre de lembrar que quando Jesus enviou os 72 discípulos em missão, não os enviou sozinhos, mas de dois a dois. (Lc 10,1). E Jesus dentre toda a multidão, também fez sua escolha: Pedro, Tiago e João. Repito! Isso não impedia Jesus de amar todos da mesma maneira, mas para revelar grande parte de seus mistérios escolheu apenas 3. Mais uma vez Trindade.

O verdadeiro amigo é aquele que conhece todas as nossas mazelas, defeitos, limitações e não nos deixa de amar em momento nenhum. Jesus é assim.

Quero encerrar hoje harmonizando essas duas passagens: “Quem achou um amigo, descobriu um tesouro”( Eclo 6, 14) e “ Porque onde está o teu tesouro, lá está também o teu coração”(Mt 6, 21)

Se meu amigo é um tesouro e se onde está meu tesouro estará o meu coração, nos leva a concluir que nosso coração está fundido ao coração amigo.

A amizade verdadeira e sincera vem de Deus.

Deus lhe abençoe! Salve Maria!

Nathan Álan Viana Casarino



0 Comentários! Falta você... É só clicar aqui!:

Postar um comentário

Querido visitante,
Seja bem vindo em nosso espaço.
Deixe seu pedido de oração ou sua partilha e rezaremos por você!
Grupo de Oração Luz e Vida