quinta-feira, 18 de junho de 2009

Como saber se tenho Vida Espiritual?

Não faço o bem que quero e faço o mal que não quero (Rm 7,19).

São Paulo nos mostra, através desse versículo, muito claramente como funciona esse processo que todos nós necessitamos: uma Vida Espiritual.

Veja bem: São Paulo diz que em determinados momentos ele não consegue fazer o bem que ele quer fazer e que acaba fazendo o mal que ele não quer fazer. Há uma luta declarada aí. Uma luta interior entre fazer o bem ou fazer o mal.

Nisso consiste, segundo Santo Inácio de Loyola, a nossa Vida Espiritual. Para o santo, se existe luta, há um conflito interior, e que por isso existe aí uma vida espiritual. Ou seja, a vida espiritual se traduz na luta.

Você pode estar se perguntando: E eu, como vou saber se tenho uma vida espiritual?

A partir das dicas de São Paulo e Santo Inácio você pode começar por identificar se, por vezes, acontece dentro de você essa luta, esses conflitos interiores. Se você, como São Paulo, com certa freqüência, fica nessa briga entre fazer o bem ou o mal, então você tem sim uma vida espiritual.

E caso você perceba que dentro de você não há essa luta, então é começar a se questionar se possui realmente uma vida espiritual. Pois essa ausência de luta pode significar que, espiritualmente, sua vida está morna, está parada, está estagnada. E a espiritualidade é peça fundamental para que nos realizemos como pessoas, como seres humanos.

Uma vantagem em saber que vida espiritual se traduz em luta é que dessa maneira você não irá mais cair no desânimo por causa das suas lutas interiores, dos conflitos que às vezes te atordoam. Use isso a seu favor. Nessa hora é preciso perceber que, se existe esta luta é porque você tem uma vida espiritual que te faz, sobretudo, experimentar e viver com o auxílio da graça de Deus. E essa graça é muito maior do que qualquer falha, defeito ou imperfeição que você possua. A graça de Deus é maior que tudo isso.

Que Deus nos abençoe!

Fonte: www.denisduarte.com

0 Comentários! Falta você... É só clicar aqui!:

Postar um comentário

Querido visitante,
Seja bem vindo em nosso espaço.
Deixe seu pedido de oração ou sua partilha e rezaremos por você!
Grupo de Oração Luz e Vida