quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Eis-me aqui, vazio de mim



Hoje vamos falar sobre o verdadeiro serviço.
Tenho pensado muito sobre isso. Qual o verdadeiro modelo de servo?
Existiria um molde? Uma fôrma?
O que Deus espera de nós?
Em meio a tantos questionamentos, meu coração se volta para O servo Jesus!
Ninguém jamais preferiria morrer por mim. Ele me amou e, me serviu um banquete na Sua casa.
Ele entregou o Seu melhor... Se humilhou assumindo a forma de um servo. Não usurpou o ser igual a Deus, mas se ESVAZIOU!
Vazio... Que evoca silêncio...Um silêncio que grita!
Não existe servo fora da experiência do vazio. Não um vazio melancólico, mas um vazio que diz de um lugar que está sendo cedido, de um direito que está sendo entregue por amor. Sim, o verdadeiro servo é capaz de renunciar seu próprio direito por amor à obra de seu senhor. Como Jesus, que não usurpou o ser igual a Deus, mas cedeu o seu direito em favor de muitos.
Jesus é a grande diferença! Ele é a fôrma que o Pai nos entregou. Para Ele, servir não é algo pesado, sofrível e nem melancólico, mas é algo glorioso. Glorioso não porque o exime do sofrimento, mas porque o realiza, o faz pleno.
O verdadeiro servo é aquele que tem a coragem de seguir Jesus de perto, mesmo sabendo que tal seguimento nos desinstala, nos retira da nossa zona de conforto.
Porém, é mais cômodo permanecer como o jovem rico de Mateus 19, 16s: "E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna? [...] Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me. E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades. 
Muitos chegam a Jesus como o jovem rico, com um desejo imenso de segui-lo de perto, de amá-lo e servi-lo de todo coração. Mas quando as exigências desse trajeto são propostas, muitos recuam. Não estão dispostos a renunciar uma zona de conforto... Não conseguem viver a experiência do vazio. Falta coragem de se comprometer... Afinal, é melhor deixar pra depois... Ainda há tempo!
Tolice... O tempo não nos pertence. De uma vez por todas, o tempo de corresponder ao amor de Deus é HOJE! Ele não recuou em nos dar o Seu melhor. Por isso, é preciso se comprometer com ele.
Que sentido tem querer servi-lo, sem com Ele querer se comprometer?! Para isso, rejeite suas conveniências, seus julgamentos e faça sua adesão incondicional pelo chamado de Deus. Mesmo que pra isso você esteja longe do que você mais ama na vida. Certo de que quem deixa pai, mãe, filhos, terras por causa do Reino, receberá cem vezes mais pais, mães, filhos, terras nessa vida e, a vida eterna. O nosso lar é sim presente do céu, mas o lugar de Deus ele não pode ocupar.
Não creia, assim fez aquele jovem, que o "conforto" desse mundo é mais agradável que o tesouro eterno, por favor, não faça isso. Olhe somente para Cristo e deixe essas palavras cravarem em seu coração: "Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruze siga-me" (Mt 16.24). Jesus afirma: é uma cruz, é um peso muitas vezes nada confortável, é doloroso, é difícil, mas é glorioso. Então, em compromisso, SEGUE-ME!

Que Jesus, por meio do Seu Espírito, nos dê a real clareza do que é ter um coração de servo, como é o Seu Coração!

Deus o abençoe!

Bruno Bressani
 


 

Um comentário:

  1. Peço oração por minha família.Que Deus me de discernimento nas minhas escolhas...

    ResponderExcluir

Querido visitante,
Seja bem vindo em nosso espaço.
Deixe seu pedido de oração ou sua partilha e rezaremos por você!
Grupo de Oração Luz e Vida