quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A Santidade nas Pequenas Coisas

É impressionante como ainda hoje no mundo materialista em que vivemos, onde se prega a independência a todo custo, a “pequena via” ensinada e vivida por Santa Teresinha, irrompe no coração humano quase como que uma necessidade vital.

As pessoas vivem como se Deus não existisse! Triste realidade...

Olhar hoje para Teresinha do Menino Jesus, uma monja carmelita que marcou a história da Igreja e da humanidade sem grandes feitos heróicos, é olhar de frente pra realidade que Jesus nos ensinou quando pediu que se aproximassem dele aqueles pequeninos: “É preciso receber o Reino dos Céus como uma criança”.

Receber o Reino dos céus como uma criança, é recebê-lo com docilidade!

Teresinha, que se considerava débil demais para um dia ser santa, acabou descobrindo como chegar à Santidade: “Basta pegar Jesus pelo coração...”.

Hoje não é diferente! Nós precisamos resgatar em nós aquela originalidade, aquela autenticidade que tínhamos quando éramos crianças. O grande problema do mundo é esse! As pessoas a todo tempo representam papéis que não se enquadram naquilo que elas são de verdade.

Santo Agostinho dizia que a “Beleza está no que é simples” E a ‘simplicidade expressa a ausência de duplicidade’.

Santidade nas pequenas coisas é isso... Desarmar-se diante de Deus, diante de si mesmo e dos outros.

Diante de Deus não tem sentido disfarçarmos os defeitos, camuflarmos os erros!

Deus espera de nós a Santidade nas pequenas coisas, resposta positiva diante das ‘agulhadas’ que a vida nos dá! Gostaria de terminar com um pequeno texto de São José de Balaguer, no qual o Santo expressa que a santidade é praticada nos pequenos instantes quando o amor é autêntico, como o amor de um menino:

“Não queiras ser grande. - Criança, criança sempre, ainda que morras de velho.
Quando uma criança tropeça e cai, ninguém estranha... seu pai se apressa a levantá-la.
Quando quem tropeça e cai é adulto, o primeiro movimento é de riso. - Às vezes, passado esse primeiro ímpeto, o ridículo cede o lugar à piedade. - Mas os adultos têm que se levantar sozinhos.
A tua triste experiência quotidiana está cheia de tropeços e quedas. Que seria de ti se não fosses cada vez mais criança?
Não queiras ser grande, mas menino. Para que, quando tropeçares, te levante a mão de teu Pai-Deus.

Menino audaz, grita: - Que amor o de Teresa! - Que zelo o de Xavier! - Que homem tão admirável São Paulo! - Ah, Jesus, pois eu... Te amo mais do que Paulo, Xavier e Teresa!"

Agora você pode compreender que a grande santidade está em fazer bem as pequenas coisas! Reflita um pouco... Quais são as atitudes que você necessita tomar hoje pra ser mais santo do que ontem? Não tenha medo das respostas...

Fique com Jesus e com Maria!

Seu irmão

Bruno Bressani

0 Comentários! Falta você... É só clicar aqui!:

Postar um comentário

Querido visitante,
Seja bem vindo em nosso espaço.
Deixe seu pedido de oração ou sua partilha e rezaremos por você!
Grupo de Oração Luz e Vida