quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Santo do dia 5 de Fevereiro: Santa Águeda, virgem e mártir

Virgem e mártir, Santa Águeda nasceu no século III dentro de uma família muito conhecida, em Catânia, na Sicília. Muito cedo, ela discerniu um chamado a Deus consagrando a sua virgindade ao Senhor, seu amado e esposo. Santa Águeda, uma jovem de muita coragem que viveu o Santo Evangelho na radicalidade, num tempo em que o imperador Décio levantou contra o Cristianismo uma forte perseguição. Aqueles que não renunciassem o senhorio de Cristo, não desprezassem Jesus eram punidos com muitos sofrimentos até a morte.
Santa Águeda era consagrada ao Senhor, amava a Deus, mas foi pedida em casamento por um outro jovem. Claro, por coerência e por vocação, ela disse não. Esse jovem, que dizia amá-la, denunciou Águeda às autoridades. Ela foi presa, injustamente condenada. Que terríveis sofrimentos e humilhações!

Ela sempre se expressava com muita transparência e dizia que pertencia a uma família nobre, rica, conhecida, mas tinha honra de servir a Nosso Senhor, o seu Deus. De fato, para os santos, a maior honra,a maior glória, é servir ao Senhor.
Entregaram Águeda a uma mulher tomada pelo pecado, uma velha prostituta para pervertê-la, mas ela não conseguiu, pois o reinado de Cristo se dava no coração de Águeda antes e tudo. Então, novamente, como num gesto de falsa misericórdia, perguntaram-lhe: “Então, o que você escolheu, Águeda, para a salvação?”. “A minha salvação é Cristo”, ela respondeu.
Os santos passaram por muitas dificuldades, mas, em tudo, demostraram para nós que é possível glorificar a Deus na alegria, na tristeza, na saúde, na dor.

Em 254 foi martirizada e se encontra na eternidade, com seu esposo Jesus Cristo, a interceder por nós.
Oremos: Ó Deus, que suscitastes almas virgens pelo pelos méritos de Vosso Preciosíssimo Sangue, concedei-nos as virtudes necessárias para que, como Santa Águeda, nos entreguemos nos mistérios dos martírios da vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém!

Santa Águeda, Rogai por Nós!


Por:Nathan Álan Viana Casarino

2 comentários:

  1. Linda a historia de Santa Agueda...e que exemplo de vida não é mesmo...hj na homilia do Pe jose Augusto na Canção Nova ele tmb contou a história dela...
    q possamos seguir este exemplo de fé... de defesa ao cristiianismo e de castidade...

    Eu te amo Jesusssssss

    Renatinha

    gostei muito do seu blog...a paz

    www.renatacavanha.blogspot.com
    www.radiobeatitudes.com

    ResponderExcluir
  2. A vida dos Santos nos revela o gue, e como deveria servir para nossa vida, gue muitas vezes nós falamos gue somos fieis a Cristo,mas na verdade guando nos apareçe alguma tentação do inimigo,nós nos deixamos leavar por falta de uma FÉ gue muitas vezes,afirmamos gue temos,não seria por falta de confiar mais em nosso verdadeiro DEUS.. meus irmaõs fale mais de SANTA ÁGUEDA gue proteje os seios femininos.enviado por--alv.chavez@hotmail.com

    ResponderExcluir

Querido visitante,
Seja bem vindo em nosso espaço.
Deixe seu pedido de oração ou sua partilha e rezaremos por você!
Grupo de Oração Luz e Vida